Oferta Educativa
A Preparar o seu filho para o futuro
Quando as crianças aprendem Inglês desde tenra idade, ganham vantagens significativas, não apenas em termos de linguagem, mas também no desenvolvimento de outras competências cognitivas.
Começamos a ensinar Inglês a partir de 1 ano de idade.
No 1º Ciclo, prepararamos os alunos para os exames internacionais de Cambridge English Assessment. Estes têm um reconhecimento internacional, não apenas pelo seu nível de qualidade, mas como uma ferramenta motivacional no processo de aprendizagem.
Com um certificado do Cambridge English os alunos têm acesso a melhores oportunidades de estudo, de trabalho e de vida.
Creche
Expressão motora, expressão musical e Inglês.
Pré-escolar
Expressão musical, expressão motora e Cambridge English.
1º Ciclo
Xadrez, Mini Orquestra, Ensemble de Voz, Violino. Clubes de: Teatro, Literatura, Cidadania e Ciência.
Cambridge English - CLIL
CLIL – Content and Language Integrated Learning
A importância de assumir o conhecimento como um processo de integração de um conjunto alargado de competências, conteúdos e aprendizagens, princípio que sempre pautou a metodologia de ensino do Novo Colégio Chupetão, foi o impulsionador para dar um passo em frente, também na aprendizagem da língua estrangeira.
O acrónimo CLIL significa Content and Language Integrated Learning (Aprendizagem Integrada de Conteúdos e Língua) e baseia-se na noção de que a linguagem é utilizada simultaneamente para aprender e comunicar. Promove-se, desta forma, não só a competência linguística, no que diz respeito ao domínio da língua, mas também no que se refere aos diferentes assuntos explorados através da mesma.
Neste seguimento, coloca-se a língua Inglesa ao serviço do conteúdo programático da disciplina de Estudo do Meio, nos alunos do 3º e 4º Ano.
Nas últimas duas décadas vários estudos demonstraram que a abordagem CLIL estimula o plurilinguismo e cria oportunidades de aprofundamento de capacidades e competências, bem como o aumento da motivação ao nível escolar. Assim, O duplo enfoque desta metodologia potencia simultaneamente a aprendizagem do conteúdo curricular e da língua.
TIC
Plenamente reconhecida a importância da presença das TIC no currículo, enquanto oportunidade para o desenvolvimento de competências digitais conducentes ao exercício de uma cidadania ativa, crítica e responsável, no 1.º ciclo, pretende-se, de forma progressiva e ao longo dos quatro anos, que os alunos desenvolvam:
● atitudes críticas, refletidas e responsáveis no uso de tecnologias, ambientes e serviços digitais;
● competências de pesquisa e de análise de informação online;
● capacidade de comunicar de forma adequada, utilizando meios e recursos digitais;
● criatividade, através da exploração de ideias e do desenvolvimento do pensamento computacional com vista à produção de artefactos digitais. (Orientações curriculares para as TIC no 1º Ciclo DGE 2018))
Atividades
Cientes de que a educação de qualidade não se esgota na aprendizagem dos saberes curriculares convencionais, é propósito desta instituição proporcionar a todas as crianças uma formação mais eclética.
Assim, às nossas crianças e alunos são proporcionadas diversas atividades.
No Exterior
– Parque da Cidade;
– Biblioteca Almeida Garrett;
– Casa da Música;
– Casa do Infante;
– Jardim Botânico;
– IPATIMUP;
– Pavilhão da água.
Extracurriculares
– Natação;
– Informática;
– Futebol;
– Ballet;
– Hip Hop;
– Ténis;
– Viola;
– Xadrez;
– Robótica.