Filosofia da Educação
Ajudar as crianças a viverem a vida e a desfrutá-la em toda a sua plenitude, despertar a alegria, a curiosidade e o prazer de conhecer e aprender é o nosso maior compromisso educativo.
Conhecer: o acto que nasce da nossa possibilidade do contacto físico com o mundo, nasce do nosso corpo em movimento no berço, no mundo. Acto de prazer.
Aprender: significa realizar esta tarefa com alegria, com trabalho de pesquisa, com prazer.
Príncipios Orientadores
Educar não é um desafio, são inúmeros desafios! Alguns dos quais planeados, mas muitos inesperados; de qualquer forma, todos eles diários e constantes. A nossa equipa aceita-os, integra-os na sua rotina e vive diariamente a vontade de fazer crescer, de melhorar continuadamente.
Na nossa prática educativa
Acreditamos na cooperação, na partilha e na promoção de valores, princípios fundamentais na formação de jovens dinâmicos, responsáveis e autónomos.
Construímos um Projeto Educativo integrador, pluridimensional e em sintonia com desafios impostos pela sociedade contemporânea.
Pretendemos marcar positivamente a Educação para formar, com este projeto, melhores pessoas, melhores famílias e melhores profissionais.
Propiciamos um clima de aprendizagem personalizado, seguro, acolhedor, atento e estimulante, garantia de um desenvolvimento equilibrado dos nossos alunos.
Privilegiamos a interação com a família num clima de diálogo aberto e de confiança, condição fundamental para a concretização de um projeto comum.
Avaliamos as nossas práticas educativas, desenvolvendo formação contínua para todos os profissionais.
Apostamos na modernização, na vontade de fazer crescer, de melhorar continuadamente, de concretizar.
Perfil do Aluno
Aprender é uma emocionante aventura, a que desafiamos os nossos alunos a entrar. Assumimos como missão favorecer o desenvolvimento da razão e da liberdade, de modo a contribuirmos para que cada aluno se torne uma pessoa feliz e completa, capaz de assumir a sua vida de forma responsável e criativa.
O perfil dos nossos alunos assenta na:
Responsabilidade e integridade: respeitar-se a si mesmo e aos outros; saber agir eticamente, consciente da obrigação de responder pelas próprias ações; ponderar as ações próprias e alheias em função do bem comum.
Curiosidade, reflexão e inovação: querer aprender mais; desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo; procurar novas soluções e aplicações.
Cidadania e participação: demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos; negociar a solução de conflitos em prol da solidariedade e da sustentabilidade ecológica; ser interventivo, fomentando a iniciativa e o espirito empreendedor.
Liberdade: manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum.
Excelência e exigência: não promovemos a perfeição, pois somos conscientes da sua inexistência, mas utilizamos a excelência para aspirar ao trabalho bem feito, ao rigor e à superação.