O Colégio
Chupetão Educação Infantil, Lda é uma instituição de ensino fundada em 1988.
Alvará nº 58 de 18/09/2023 do ISS, IP
Autorização definitiva DREN / Nº 90 de 09/12/2002.
Instalado em dois edifícios, na Rua do Lidador, no Porto, possui uma área de implantação de 1200 m2 e uma área de construção total de 750 m2. A sede do Chupetão está a funcionar desde 1999 no nº 742 e abrange as valências de creche e ensino pré – escolar.
O edifício polo Novo Colégio, localizado no nº 568, possui valências de ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico.
Fortemente vocacionados na primeira e segunda infância, acompanhamos as crianças desde o berço, pré-escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico.
Contribuímos assim, para o seu desenvolvimento equilibrado e harmonioso.
Aos pais garantimos um serviço completo para que estejam no seu local de trabalho com a certeza de que os seus filhos estão nas melhores mãos.

Direção

Direção

Direção Pedagógica

Departamento de Psicologia

Recursos Humanos
Valências
Creche
É fulcral para um bom desenvolvimento dos bebés, a afetividade, promovida num ambiente tranquilo, acolhedor e convidativo; favorece o sentimento de segurança e fomenta o desenvolvimento das suas potencialidades integradas de forma harmoniosa.
Para além disso, consideramos fundamental o vínculo afetivo entre a família e a equipa educativa para o bem-estar e boa adaptação do bebé. O diálogo aberto e sincero com os pais fortalece a relação de confiança e favorece a melhoria das ações do quotidiano.
Apostamos na estimulação precoce, não perdendo nenhuma oportunidade de potenciar as perceções sensoriais, a exploração do espaço e o desenvolvimento psicomotor, oferecendo diversas oportunidades de contacto da criança com o mundo que a cerca.
Conscientes da importância dos primeiros anos de vida na definição da personalidade, da inteligência e capacidade de aprendizagem futura; dos laços afetivos e do desenvolvimento da linguagem é nosso objetivo continuar um caminho de promoção de um crescimento equilibrado da criança.
Desta forma, é nossa missão, proporcionar interações de qualidade para aprender em termos comunicacionais, sensoriais e atitudinais. As nossas crianças têm o direito de ter oportunidade para experimentar em todos os domínios, explorando e alargando a sua curiosidade, mas mostrando-lhes que o adulto está presente e que a criança pode confiar nele. Todos estes momentos são traduzidos como oportunidades de aprendizagem.
Essa confiança transmitida pelos adultos, aliada à segurança e conforto do espaço, constitui uma espécie de âncora emocional, a partir da qual as crianças podem explorar livremente o meio que as rodeia, em momentos de brincadeira livre e orientada.
É nesse contexto de aceitação dos esforços de aprendizagem que a criança: adquire o sentido de si própria, desperta para a importância das relações com os outros (adultos e crianças), desenvolve a comunicação e a linguagem através dessa interação, aprende a desfrutar das expressões artísticas (ouvindo música, dançando, desenhando e pintando livremente) e adquire noções básicas de quantidade/número e de espaço/tempo, sempre através do jogo e da brincadeira.
Pré-Escolar
No Chupetão, centramos a nossa prática educativa num trabalho individualizado, considerando cada criança como um sujeito ativo do seu processo educativo e formativo. Procuramos estimular o interesse pela descoberta, pela imaginação, pela criatividade, pelo saber, articulando as diferentes áreas do desenvolvimento (Formação Pessoal e Social, Matemática, Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, Expressões e Conhecimento do Mundo).
A curiosidade natural da criança e o seu desejo de aprender são alargados pelo desenvolvimento de atividades e projetos, que possibilitam a iniciativa, a planificação e a avaliação da aprendizagem, promovendo autoconfiança, persistência e capacidade de ultrapassar as dificuldades. As oportunidades individuais de participação no grupo, de forma responsável e autónoma, são a base para a construção de identidade pessoal, mas também social, através da partilha de aprendizagens, numa perspetiva de “aprender a aprender”.
Encaramos, igualmente, a Educação Pré-Escolar numa perspetiva de continuidade educativa, como um processo de formação que se desenvolve em etapas harmoniosamente conectadas, em que umas condicionam as outras, por recurso a estratégias de complementaridade de recursos físicos e humanos.
1º Ciclo
A entrada no 1º Ciclo é uma etapa fundamental na vida das nossas crianças, por tudo o que representa de descodificação do mundo através da leitura e da escrita, mas também e sobretudo, por ser o momento privilegiado de aquisição de competências em termos de autonomia e de responsabilidade.
Privilegiamos a aprendizagem ativa, construída com cada aluno de forma individualizada. Levamos os alunos a gostar de aprender e a serem o motor do seu conhecimento. Todas as matérias curriculares são abordadas de forma integrada, através de temas e projetos vividos por toda a escola e que atravessam todas as áreas do conhecimento que os alunos devem dominar.
O Projeto Educativo não se limita ao contexto de sala; desenhamos processos que extravasam as paredes do colégio. Uma mente curiosa, o pensamento crítico, a capacidade de procurar o conhecimento de forma independente e a capacidade de empenho são características da personalidade dos nossos alunos que os acompanharão durante toda a sua vida.
Numa sociedade do conhecimento, com exigências crescentes em termos de mudança e inovação, os nossos alunos vão desenvolver personalidades autónomas, críticas, dinâmicas, com espírito de iniciativa e boa capacidade de relação interpessoal e diálogo.
Departamento de Psicologia
Conheça as 5 áreas de atuação
– Promover condições que favoreçam a adaptação/integração escolar, facilitando o desenvolvimento da identidade pessoal e a construção do projeto de vida de cada criança;
– Observar, regularmente, o desenvolvimento das crianças promovendo uma intervenção precoce;
– Apoio individual técnico de âmbito específico.
Consultoria a educadores/professores e pais
– Definir, em colaboração com o corpo docente, estratégias promotoras do desenvolvimento global harmonioso de cada criança, bem como da qualidade do processo ensino-aprendizagem;
– Aconselhamento parental com definição de estratégias diferenciadas.
Formação
– Ministrar formação à equipa docente e não docente, de forma a promover competências pessoais e profissionais importantes para o bem-estar e sucesso escolar;
– Desenvolver ações de formação específicas para os pais.
Apoio técnico aos Órgãos Diretivos
Desenvolver um trabalho conjunto com os Órgãos Diretivos e Pedagógicos na conceção e desenvolvimento das políticas, projetos e ações educativas.
Articulação com serviços externos
Articular com serviços externos, a fim de garantir uma resposta adequada e personalizada às necessidades do aluno.
Acreditamos que a aposta frequente na prevenção e promoção potencia um desenvolvimento saudável, harmonioso e reforçador de constantes aprendizagens.
Outros Serviços
Departamento de Psicologia
Conheça as 5 áreas de atuação
– Promover condições que favoreçam a adaptação/integração escolar, facilitando o desenvolvimento da identidade pessoal e a construção do projeto de vida de cada criança;
– Observar, regularmente, o desenvolvimento das crianças promovendo uma intervenção precoce;
– Apoio individual técnico de âmbito específico.
Consultoria a educadores/professores e pais
– Definir, em colaboração com o corpo docente, estratégias promotoras do desenvolvimento global harmonioso de cada criança, bem como da qualidade do processo ensino-aprendizagem;
– Aconselhamento parental com definição de estratégias diferenciadas.
Formação
– Ministrar formação à equipa docente e não docente, de forma a promover competências pessoais e profissionais importantes para o bem-estar e sucesso escolar;
– Desenvolver ações de formação específicas para os pais.
Apoio técnico aos Órgãos Diretivos
Desenvolver um trabalho conjunto com os Órgãos Diretivos e Pedagógicos na conceção e desenvolvimento das políticas, projetos e ações educativas.
Articulação com serviços externos
Articular com serviços externos, a fim de garantir uma resposta adequada e personalizada às necessidades do aluno.
Acreditamos que a aposta frequente na prevenção e promoção potencia um desenvolvimento saudável, harmonioso e reforçador de constantes aprendizagens.