O Colégio
Chupetão Educação Infantil, Lda é uma instituição de ensino fundada em 1988.
Instalado em dois edifícios, na Rua do Lidador, no Porto, possui uma área de implantação de 1200 m2 e uma área de construção total de 750 m2. A sede do Chupetão está a funcionar desde 1999 no nº 742 e abrange as valências de creche e ensino pré – escolar.
O edifício polo Novo Colégio, localizado no nº 568, possui valências de ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico.
Fortemente vocacionados na primeira e segunda infância, acompanhamos as crianças desde o berço, pré-escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico.
Contribuímos assim, para o seu desenvolvimento equilibrado e harmonioso.
Aos pais garantimos um serviço completo para que estejam no seu local de trabalho com a certeza de que os seus filhos estão nas melhores mãos.
Direção
António Vaz Teixeira
Direção
Maria do Céu Vaz Teixeira
Direção Pedagógica
Educadora Filipa Ferreira
Departamento de Psicologia
Drª Diana Vilhena
Recursos Humanos
Drª Inês Vaz Teixeira
Valências
Creche
A partir do nascimento e até ao ano de idade, concedemos um especial atendimento às necessidades mais importantes do bebé; que não se resumem à higiene, alimentação e sono, desempenhadas com todo o cuidado e rigor.
É fulcral para um bom desenvolvimento dos bebés, a afetividade, promovida num ambiente tranquilo, acolhedor e convidativo; favorece o sentimento de segurança e fomenta o desenvolvimento das suas potencialidades integradas de forma harmoniosa.
Para além disso, consideramos fundamental o vínculo afetivo entre a família e a equipa educativa para o bem-estar e boa adaptação do bebé. O diálogo aberto e sincero com os pais fortalece a relação de confiança e favorece a melhoria das ações do quotidiano.
Apostamos na estimulação precoce, não perdendo nenhuma oportunidade de potenciar as perceções sensoriais, a exploração do espaço e o desenvolvimento psicomotor, oferecendo diversas oportunidades de contacto da criança com o mundo que a cerca.
Conscientes da importância dos primeiros anos de vida na definição da personalidade, da inteligência e capacidade de aprendizagem futura; dos laços afetivos e do desenvolvimento da linguagem é nosso objetivo continuar um caminho de promoção de um crescimento equilibrado da criança.
Desta forma, é nossa missão, proporcionar interações de qualidade para aprender em termos comunicacionais, sensoriais e atitudinais. As nossas crianças têm o direito de ter oportunidade para experimentar em todos os domínios, explorando e alargando a sua curiosidade, mas mostrando-lhes que o adulto está presente e que a criança pode confiar nele. Todos estes momentos são traduzidos como oportunidades de aprendizagem.
Essa confiança transmitida pelos adultos, aliada à segurança e conforto do espaço, constitui uma espécie de âncora emocional, a partir da qual as crianças podem explorar livremente o meio que as rodeia, em momentos de brincadeira livre e orientada.
É nesse contexto de aceitação dos esforços de aprendizagem que a criança: adquire o sentido de si própria, desperta para a importância das relações com os outros (adultos e crianças), desenvolve a comunicação e a linguagem através dessa interação, aprende a desfrutar das expressões artísticas (ouvindo música, dançando, desenhando e pintando livremente) e adquire noções básicas de quantidade/número e de espaço/tempo, sempre através do jogo e da brincadeira.
Pré-Escolar
A Educação Pré-Escolar passou a ser definida como o lugar de desenvolvimento de atitudes e de aprendizagem da linguagem, de expressão artística e de um conhecimento geral do mundo, tal como descreve a Lei-Quadro da Educação (Lei nº5/97) “…é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da ação educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita relação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.”
No Chupetão, centramos a nossa prática educativa num trabalho individualizado, considerando cada criança como um sujeito ativo do seu processo educativo e formativo. Procuramos estimular o interesse pela descoberta, pela imaginação, pela criatividade, pelo saber, articulando as diferentes áreas do desenvolvimento (Formação Pessoal e Social, Matemática, Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, Expressões e Conhecimento do Mundo).
A curiosidade natural da criança e o seu desejo de aprender são alargados pelo desenvolvimento de atividades e projetos, que possibilitam a iniciativa, a planificação e a avaliação da aprendizagem, promovendo autoconfiança, persistência e capacidade de ultrapassar as dificuldades. As oportunidades individuais de participação no grupo, de forma responsável e autónoma, são a base para a construção de identidade pessoal, mas também social, através da partilha de aprendizagens, numa perspetiva de “aprender a aprender”.
Encaramos, igualmente, a Educação Pré-Escolar numa perspetiva de continuidade educativa, como um processo de formação que se desenvolve em etapas harmoniosamente conectadas, em que umas condicionam as outras, por recurso a estratégias de complementaridade de recursos físicos e humanos.
1º Ciclo
O nosso Colégio detém autonomia pedagógica e os pressupostos do Currículo Nacional, do Programa e das Metas Curriculares do Ensino Básico, bem como dos currículos das áreas de enriquecimento e das atividades de complemento educativo são postas em prática por uma equipa dinâmica de professores especializados.
A entrada no 1º Ciclo é uma etapa fundamental na vida das nossas crianças, por tudo o que representa de descodificação do mundo através da leitura e da escrita, mas também e sobretudo, por ser o momento privilegiado de aquisição de competências em termos de autonomia e de responsabilidade.
Privilegiamos a aprendizagem ativa, construída com cada aluno de forma individualizada. Levamos os alunos a gostar de aprender e a serem o motor do seu conhecimento. Todas as matérias curriculares são abordadas de forma integrada, através de temas e projetos vividos por toda a escola e que atravessam todas as áreas do conhecimento que os alunos devem dominar.
O Projeto Educativo não se limita ao contexto de sala; desenhamos processos que extravasam as paredes do colégio. Uma mente curiosa, o pensamento crítico, a capacidade de procurar o conhecimento de forma independente e a capacidade de empenho são características da personalidade dos nossos alunos que os acompanharão durante toda a sua vida.
Numa sociedade do conhecimento, com exigências crescentes em termos de mudança e inovação, os nossos alunos vão desenvolver personalidades autónomas, críticas, dinâmicas, com espírito de iniciativa e boa capacidade de relação interpessoal e diálogo.
Departamento de Psicologia
O Departamento de Psicologia do Novo Colégio Chupetão apresenta-se como uma estrutura de apoio e complemento psicológico, pedagógico e socioemocional para as crianças, pais e toda a comunidade educativa. Tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento integral da criança ao longo das diferentes fases do desenvolvimento.
Conheça as 5 áreas de atuação
Apoio Psicológico e Psicopedagógico
– Promover condições que favoreçam a adaptação/integração escolar, facilitando o desenvolvimento da identidade pessoal e a construção do projeto de vida de cada criança;
– Observar, regularmente, o desenvolvimento das crianças promovendo uma intervenção precoce;
– Apoio individual técnico de âmbito específico.
Consultoria a educadores/professores e pais
– Definir, em colaboração com o corpo docente, estratégias promotoras do desenvolvimento global harmonioso de cada criança, bem como da qualidade do processo ensino-aprendizagem;
– Aconselhamento parental com definição de estratégias diferenciadas.
Formação
– Ministrar formação à equipa docente e não docente, de forma a promover competências pessoais e profissionais importantes para o bem-estar e sucesso escolar;
– Desenvolver ações de formação específicas para os pais.
Apoio técnico aos Órgãos Diretivos
Desenvolver um trabalho conjunto com os Órgãos Diretivos e Pedagógicos na conceção e desenvolvimento das políticas, projetos e ações educativas.
Articulação com serviços externos
Articular com serviços externos, a fim de garantir uma resposta adequada e personalizada às necessidades do aluno.
Acreditamos que a aposta frequente na prevenção e promoção potencia um desenvolvimento saudável, harmonioso e reforçador de constantes aprendizagens.
Outros Serviços
De forma a prestar um apoio multidisciplinar, estabelecemos parceria com entidade externa, para o apoio nas seguintes especialidades: terapia da fala e terapia ocupacional.
Departamento de Psicologia
O Departamento de Psicologia do Novo Colégio Chupetão apresenta-se como uma estrutura de apoio e complemento psicológico, pedagógico e socioemocional para as crianças, pais e toda a comunidade educativa. Tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento integral da criança ao longo das diferentes fases do desenvolvimento.
Conheça as 5 áreas de atuação
Apoio Psicológico e Psicopedagógico
– Promover condições que favoreçam a adaptação/integração escolar, facilitando o desenvolvimento da identidade pessoal e a construção do projeto de vida de cada criança;
– Observar, regularmente, o desenvolvimento das crianças promovendo uma intervenção precoce;
– Apoio individual técnico de âmbito específico.
Consultoria a educadores/professores e pais
– Definir, em colaboração com o corpo docente, estratégias promotoras do desenvolvimento global harmonioso de cada criança, bem como da qualidade do processo ensino-aprendizagem;
– Aconselhamento parental com definição de estratégias diferenciadas.
Formação
– Ministrar formação à equipa docente e não docente, de forma a promover competências pessoais e profissionais importantes para o bem-estar e sucesso escolar;
– Desenvolver ações de formação específicas para os pais.
Apoio técnico aos Órgãos Diretivos
Desenvolver um trabalho conjunto com os Órgãos Diretivos e Pedagógicos na conceção e desenvolvimento das políticas, projetos e ações educativas.
Articulação com serviços externos
Articular com serviços externos, a fim de garantir uma resposta adequada e personalizada às necessidades do aluno.
Acreditamos que a aposta frequente na prevenção e promoção potencia um desenvolvimento saudável, harmonioso e reforçador de constantes aprendizagens.
Outros Serviços
De forma a prestar um apoio multidisciplinar, estabelecemos parceria com entidade externa, para o apoio nas seguintes especialidades: terapia da fala e terapia ocupacional.